O feijão comum, chamado cientificamente de Phaseolus vulgaris, é cultivado para produzir sementes para consumo. Existe um grande número de cultivares de feijão, classificadas conforme a coloração, o sabor, a forma e o tamanho. Dentre elas, destacamos feijão-branco, feijão-carioca, feijão-jalo, feijão-preto, feijão-rajado, feijão-rosinha e feijão-vermelho. Entretanto, para obter sucesso no cultivo de feijão, são necessários alguns cuidados importantes, do clima à colheita.
Clima e luminosidade
Para cultivar feijão, a temperatura deve se manter entre 18°C e 25°C durante todo o ciclo de cultivo da planta. Entretanto, o feijoeiro também aceita temperaturas de 15°C a 30°C (nunca abaixo nem acima dessa faixa). Vale destacar que o feijão não tolera baixas temperaturas nem ocorrência de geadas.
Quanto à luminosidade, a planta é exigente em luz solar direta. Já em regiões com radiação solar mais intensa, a planta pode ser cultivada em sombreamento parcial.
Solo e irrigação
O plantio de feijão deve ser realizado em solo com boa fertilidade, boa drenagem, boa carga de matéria orgânica e pH entre 5,5 e 6,5. Uma característica da planta é a associação simbiótica com os rizóbios, bactérias que fixam o nitrogênio do ar no solo, como amônia ou nitrato, o que enriquece o solo com esse mineral essencial à planta. Alguns produtores de feijão realizam a inoculação das sementes de feijão com estas bactérias.
Quanto à irrigação, ela deve ser programada para suprir o solo com água apenas para mantê-lo úmido (nunca encharcado). Caso contrário, as raízes do feijão podem apodrecer.
Semeadura e espaçamento
A semeadura do feijão pode ser realizada em local definitivo, a 3 - 4 cm de profundidade (solos pesados), a 3 - 7 cm de profundidade, ou a profundidades maiores (solos leves). Após duas semanas, as sementes de feijão germinam. Quanto ao espaçamento, ele pode variar de acordo com a cultivar de feijão, além de outros fatores. Normalmente, é utilizado o espaçamento de 40 - 60 cm (entre linhas) e 7 - 10 cm (entre plantas).
Colheita
A colheita do feijão depende da cultivar escolhida, além de outros fatores. Normalmente, o processo tem início de 80 a 100 dias após a germinação. Em lavouras de feijão menores, a colheita pode ser manual quando as vagens estiverem secas. Já em lavouras maiores, a colheita é realizada manual ou mecanicamente, quando 90% das vagens estiverem secas. As vagens também podem ser colhidas antecipadamente para secagem ao sol.
Fonte: hortas.info